O curso é desenvolvido de maneira prática, onde os alunos desenvolvem o plano de manutenção de duas plantas industriais, guiados pelo docente, aprendendo assim o dia-a-dia de um planejador de manutenção industrial.
O curso de PCM é dividido em três encontros. No primeiro encontro o aluno aprenderá nas primeiras horas sobre confiabilidade, estudo comportamental do equipamento ao longo da vida operacional através do estudo da Curva da Banheira, disponibilidade do equipamento, MTBF, MTTR, taxa de falha, aplicará os planos de manutenção, Mapa de 52 Semanas, Alocação h/h, Budget, Backlog. Ainda no primeiro encontro, o docente apresenta o histórico de manutenção de uma planta industrial, e o aluno aplicará tudo que aprendeu na execução de um Plano de Manutenção Industrial, com a consultoria constante do docente.
No segundo encontro o aluno verá a parte de Controle Operacional, com o planejamento já em execução, com o objetivo de melhorar os indicadores do plano que desenvolveu. É um momento também de bastante interação na classe.
No terceiro encontro é discutido cases de sucesso e fracasso em planejamento industrial, e apresentado o TPM - Manutenção Produtiva Total. Nas últimas horas de aula o docente apresenta uma outra planta industrial, com todo o histórico de manutenção. Os alunos terão 30 dias para entregar o Planejamento de Manutenção desta planta operando em alta performance. Uma vez aprovados nesta última atividade, o aluno ganhará o segundo certificado, o de Planejador de Manutenção Industrial Nível I.