As aulas são desenvolvidas de maneira prática e dinâmica, onde os alunos aprendem com um docente extremamente experiente, todas as técnicas e procedimentos para torná-los planejadores de manutenção industrial de alta performance. Após estarem preparados, os alunos desenvolvem o plano de manutenção de duas plantas industriais, guiados pelo docente, aprendendo assim o dia-a-dia de um planejador de manutenção industrial.
O curso de PCM é dividido em três etapas. Na primeira etapa o aluno irá adquirir conhecimento de especialista sobre confiabilidade, estudo comportamental do equipamento ao longo da vida operacional (estudo da Curva da Banheira), disponibilidade do equipamento, MTBF, MTTR, taxa de falha. Aprenderá como desenvolver com coerência e baseado em dados confiáveis os planos de manutenção, Mapa de 52 Semanas, Alocação homem/hora, Definição de manutenção preditiva para cada população de equipamentos, e conceitos fundamentais como Ordem de Serviço, Centro de Custo, Budget, Backlog, OEE e muito mais
Na segunda etapa o aluno verá a parte de Controle da Manutenção, com o planejamento já em execução, possuindo o objetivo de melhorar os indicadores do plano que desenvolveu previamente. É um momento crucial no curso, pois o entendimento das técnicas apresentadas leva a um aumento significativo de faturamento da planta industrial.
Na terceira e última etapa o docente apresenta o layout de uma planta industrial, com todo o seu histórico de manutenção. Os alunos terão 30 dias para entregar o Planejamento de Manutenção desta planta operando em alta performance. Uma vez aprovados nesta última atividade, o aluno receberá via e-mail assinado e carimbado o segundo certificado, o de Planejador de Manutenção Industrial Nível I.
Todo o curso foi desenvolvido para você se sentir dentro da sala de planejamento industrial, executando tarefas do cotidiano de um planejador.